quarta-feira, 7 de abril de 2010

Não estranhe. Você precisa ser diferente!




(Pe. Jonas Abib)


                             Você que tem caminhado numa vida no Espírito, que tem lido, meditado e lutado por viver a Palavra de Deus, tem falas, atitudes e comportamento diferentes das outras pessoas.

                             Imediatamente elas começarão a achar que você não é deste mundo. Irão achá-lo estranho. Isso vai acontecer entre parentes e amigos. Quem sabe entre marido e mulher: um está seguindo o Senhor de perto e com perseverança; o outro, não. Aquele que não segue o Senhor logo nota: seu cônjuge está diferente, estranho. Essa é uma feliz realidade! Realmente você mudou, já não é mais a mesma pessoa. Você se tornou diferente. Isso é uma confirmação da Palavra do Senhor: “Se alguém está em Cristo é uma nova criatura. O mundo antigo passou, eis que aí está uma realidade nova” (II Cor 5,17).

                             Infelizmente, muitos irmãos vão caminhando bem, mas quando chegam nesse ponto, quando começam a ser considerados “diferentes”, voltam atrás, porque não querem ser “diferentes” nem parecer estranhos. Os próprios parentes e amigos, às vezes, até marido ou mulher, filhos ou pais, todos acham que você está estranho, diferente...e dizem que não pode ser assim fanático. Afinal de contas, você tem de ser uma pessoa normal, igual a todo o mundo!...

                             Muitas vezes, você está caminhando bem, como o Senhor quer que caminhe, orientado pela vontade d'Ele e, justamente para não ser diferente, acaba retrocedendo. É uma pena! O sal deixou de ser sal; a luz deixou de ser luz.

                             Não estranhe, você precisa ser diferente! Não porque você quer, mas porque o cristão é realmente diferente. O sal é diferente do restante dos alimentos. A luz é diferente da escuridão. “Se alguém está em Cristo é uma nova criatura. O mundo antigo passou, eis que aí está uma realidade nova.”

                             Quando alguém disser: “Olhe, você está tão diferente, tão estranho! Parece que não está neste mundo”... responda com convicção: “Realmente, eu não sou mais deste mundo”. Não é estranho dizer isso, pois o próprio Jesus o fez:
“Eu não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno. Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Consagra-os pela verdade: a tua palavra é verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu os envio ao mundo. E, por eles, eu me consagro a mim mesmo, a fim de que também eles sejam consagrados pela verdade” (Jo 17,15-19).

                             Jesus afirma claramente: “Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo”. Já no versículo, Cristo afirma: “Eu lhes dei a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Eu não te peço que tires do mundo [...]” (Jo 17,14).

                             Por quê?...Porque o mundo precisa deles. O mundo precisa de cristãos. “Eu não te peço que tires do mundo, mas que guardes do maligno.”

                             Jesus Cristo volta a afirmar no versículo 16: “Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo”. É exatamente isso! Talvez no passado você fosse “massa” como todo o mundo, mas o Senhor agora o fez sal. Sal para a massa. O sal é sal e não pode deixar de ser sal. Já imaginou o seguinte: “A massa disse assim para o sal: 'Você está tão diferente, tão estranho, tão salgado. Não! Você precisa ser como todo o mundo!'?...” Já pensou se o sal, então, por causa disso, deixasse de ser sal, perdesse sua força e fosse como todos os outros? Já imaginou?! Seria um mal para o sal e para a massa. A massa precisa ser salgada.

                             Isso acontece com os cristãos, infelizmente. Os outros lhe dizem que você está diferente, estranho... e você volta atrás. Quem sai perdendo é você e também o mundo.

                             Cristo usa outra imagem: “Vós sois a luz do mundo!” (Mt 5,14). Claro que a luz é diferente das trevas. Não há nenhuma comunhão entre elas, luz é diferente das trevas. Não há nenhuma comunhão entre a luz e a escuridão: mas a escuridão precisa da luz. Logo, é preciso que a luz seja diferente da escuridão: a luz não pode retroceder. Ela não pode se apagar para ser igual à escuridão. Ao contrário, ela precisa ser luz para acabar com a escuridão.

                             Você foi tirado do mundo, feito diferente em Jesus e por Jesus: “Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura”. Antes você era escuridão: estava nas trevas. Mas o Senhor o arrancou das trevas e o transladou para Seu Reino. Agora, em Cristo, você é luz como Ele. Assim como a luz é feita para as trevas, você foi feito para o mundo. Não para ser simplesmente luz, mas luz para os outros: para aqueles que não conhecem o Senhor, para aqueles que ainda estão nas trevas.

                             Se existem pessoas a seu lado, em sua família, em seu meio que não conhecem o Senhor ou que não O seguem de perto, e, justamente por isso, sentem-se incomodadas, não ligue. Se reclamam de você, de seu linguajar, de suas atitudes, de seu proceder, porque você é estranho, não se importe! É um sinal a mais de que eles estão precisando da luz e do sal de Jesus.

                             É preciso que os cristãos tenham coragem de ir aos escombros deste mundo, arrancar os filhos do reino e trazê-los de volta ao único Rei e Senhor: Jesus. O Senhor conta com você! Por isso você precisa ter esta convicção: não sou deste mundo! Estou neste mundo para servir a meu Senhor, mas não sou deste mundo.

                             Tenha certeza de que não é sendo igual a todo o mundo que você vai salvar aqueles que precisam, mas justamente sendo diferente. Você não precisa ser artificial. O próprio Senhor lhe dará nova linguagem, novas atitudes, novo comportamento, nova mentalidade: uma vida nova. Por quê? Porque “Se alguém está em Cristo é uma nova criatura. O mundo antigo passou, eis que aí está uma realidade nova” (II Cor 5,17).



(Trecho retirado do livro “Pão da Palavra – vol.1” do monsenhor Jonas Abib)






Do alto da pedra
(Rosa de Saron)






.

Nenhum comentário: