segunda-feira, 12 de julho de 2010

O AMOR NOS TORNA RESPONSÁVEIS - Parte IV



04- Um Mundo diferente.


                              O ateu tem sua visão do mundo: o homem vale pelo que realiza. O mundo é construção do homem. Nada existe além do homem. O homem se basta a si mesmo. Ele é a finalidade em si mesmo. O homem é a sua própria meta. Ele é o centro do mundo e de si mesmo.

                              O capitalista vive para o capital. É mais homem aquele que mais tem. A riqueza é sua meta. O homem vale pelo dinheiro. O homem vale pelo que compra e vende. O centro do mundo continua sendo ele próprio.



                              O cristão tem outra visão do mundo. O mundo tem um sentido e a humanidade também. Alguém, que se chama Cristo, deixou bem claro tudo isso. O cristão é aquele que vê o mundo e toda a realidade através do olhar de Cristo. Vê como Cristo vê: "olhai os lírios dos campos, não tecem e nem fiam e são uma beleza... Olhai as aves do céu, não trabalham e nada falta para elas... Vocês valem muito mais do que os lírios, do que as aves do céu... Buscai em primeiro lugar a Deus". O olhar do cristão não pára na Terra. Tudo para ele é caminho. Ele vê sempre através. Tudo tem um sentido. O cristão vê toda a realidade deste mundo com um sentido diferente do ordinário. Ele vê as pessoas e as coisas com o olhar de Cristo.

                              A árvore nasce, cresce, produz seus frutos e morre. É assim que ela se realiza. O animal nasce, cresce, vive seus anos seguindo seu instinto e um dia morre. Ele também, com toda fatalidade, realiza sua finalidade. Já o homem nasce, cresce, vive poucos ou muitos anos, mas tem a inteligência que supera o instinto e o orienta. No entanto, por ter inteligência, pode ou não realizar sua finalidade. Pode contradizer, pode opor-se à finalidade de sua natureza. Pode tomar rumos que não são os dele.

                              O cristão é uma pessoa diferente. Pode fazer tudo o que os outros fazem. Ele não é um alienado, um fora do mundo (Jo 17, 14-15). Ele é diferente porque vê o mundo e também através do mundo. Ele vai muito além do mundo. A tudo ele dá um sentido. Um novo sentido. Um sentido que ele não busca em seu ego (como os ateus) ou nas coisas mundanas (como os materialistas), mas concomitantemente dentro de seu Eu e fora de Si, ou seja, um sentido que busca em Deus.

                              Cristo realizou uma história nova. Pelo seu Evangelho nos deixa uma maneira nova e diferente de usar nossa inteligência e cumprir nossa verdadeira finalidade, coerente com nossa natureza. Cristo nos deixa uma nova e diferente maneira de ver a realidade. Um maneira de ver todas as coisas através de Seus olhos. Quando assumimos esse olhar, vivemos, porém não somos nós que vivemos, mas, sim, Cristo quem vive em nós.





                              O Cristo agora sou eu. Eu, o batizado, que assumi o olhar de Cristo, que assumi a vida de Cristo. O mundo diferente é o meu mundo, é o mundo de todos aqueles que, como eu, veem o mundo pelo olhar do Cristo.





(Texto de Wilson João, retirado do livro "O Amor nos torna responsáveis")
(Adaptação textual e gramatical por Mizi)



.

Nenhum comentário: